top of page

POR QUE ORAR?



Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41.


A oração é poderosa e eficaz para nos relacionar intimamente com Deus.

Oramos, isto é, falamos com Deus, para demonstrar nossas necessidades, limitações, para adorar, engrandecer e louvá-lo pelo que já fez, faz e continuará fazendo por nós!

Deus responde as orações. Todos tiveram e têm essa experiência (Is 59:1) Aliás, Ele tem prazer de nos ouvir e até nos galardoar por isso! (Hb 11:6) Ele não ouve quem esconde o pecado em seu coração (Sl 66:18, Is 59:1,2)

Deus garante o nosso futuro (Jr 29:11) Deus quer o nosso bem e não o nosso mal e vai nos dar o fim que desejamos. Isto é verdade porque Deus não é homem para mentir (Dt 23:19). Ele é fiel para cumprir sua palavra. (Hb 10:23)

A questão que vamos levantar é porque orar se Deus sabe antecipadamente o que vamos dizer. (Sl 139:4)

Primeiramente, lembremos que até Jesus homem, mesmo sendo Deus, orava, submetendo-se ao seu Pai (Mt 26:39, 42) buscando poder (Jo 11:41,42) pedindo sabedoria (Tg 1:5,6), etc. Orava também por milagres, como pela ressurreição de mortos, como a de Lázaro ( Jo 11:41,42) e do filho da viúva (Lc 7:11-17), pelos enfermos e doentes (Lc 4:40) pela multiplicação de pães (Mt 14:23), pelos discípulos e por nós (Jo17). Jesus orava em muitos momentos, como do seu batismo (Lc 3:21) no deserto (Lc 5:16) no Getsemani (Mt 26:36, 36, 39, 42,44), no templo (Jo 12:27,28) na cruz (Lc 23:34) e em outros lugares. Jesus orava de madrugada (Mc 1:35) a tarde (Mt 14:23) e a noite (Lc 6:12).

Então, como seres humanos que somos, precisamos também orar para adorar a Deus e liberar suas bênçãos sobre nós, pois quem não pede não recebe! (Mt 7:8)

Penso que não existe uma pessoa, que não teve sequer uma oração respondida!

A oração é uma medida, da santidade, compromisso e ministério. É essencial na vida e prática dos filhos de Deus. Os motivos de oração são muitos, como:

1 – somos salvos por Jesus fazendo a oração de confissão de fé. (Rm 10:8-12)

2 – Para Deus fazer a vontade Dele (Mt 6:10; Lc 22.42).

2 - para manifestar nossa dependência de Deus (Sl 3:5,6 – 23:1 - 121:2)

3 - porque essa é a maior e a mais íntima relação que podemos ter com Deus. Se fosse humano haveria outras expressões de comunicação. O olhar, o abraço e os gestos. Mas Deus é Espírito, não podemos tocá-lo, podemos falar com Ele. Deus se deleita naqueles que o reverenciam (Sl 147:14)

4 – única forma de pedir perdão pelos nossos pecados (Mt 6:12)

5 - para sermos reconhecidos no mundo espiritual como filhos de Deus e para que o maligno não nos toque. (1 Jo5:18) O importante é o que o inimigo nos ouça orando! Que fique sabendo que nós temos comunhão com Deus. Disso ele precisa saber. Ele tem que nos ouvir, porque não lê os nossos pensamentos. Pela oração ele fica sabendo que temos compromisso com Deus.

6 - para vigiar e assim podermos identificar as astutas ciladas do Diabo e resistirmos às provações que sempre somos submetidos. O Diabo é: Mentiroso, (Jo 8:44), Cega as mentes (2 Co 4:4) Anjo de luz (2 Co 11:13-15) Sinais e prodígios (2 Te 2:9) Astucioso (2 Co 11:3)

Fica clara a necessidade de orarmos. Jesus orou, os profetas e os discípulos oraram e nós também, como já sabemos, precisamos orar.

Devemos orar porque negligenciar nessa área torna as pessoas vazias de fé e facilmente controlada pelo inimigo e sem demora se moldarão ao mundo, ao invés de ter a fé que vence o mundo.

Orar é depender de Deus, é provar ao inimigo que cremos e somos Deus. É para que seja feita a vontade de Deus. É para não cairmos em tentação, entre tantas outras coisas mais.

Finalizo com o segredo da oração:

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14 ) “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas a face do Senhor está contra os que praticam o mal.” (1 Pedro 3:12 )


Por Pr Miguel Sindaz

bottom of page